4 PASSOS PARA PAGAR INSS COMO AUTÔNOMO

PASSO 1: Tenha em mãos o Número de Inscrição do Trabalhador (NIT) ou número identificador do Programa de Integração Social (PIS).

Se você já trabalhou de carteira assinada em algum momento da sua vida, você já está inscrito no Programa De Integração Social – PIS e esse passará a ser seu número identificador.

O número permanece o mesmo, logo, quem já possui PIS não precisa fazer cadastro.

Se você nunca trabalhou de carteira assinada ou nunca realizou seu cadastro em nenhuma base do governo federal, por exemplo Cadúnico, precisará fazer seu cadastro no NIT, esse registro permite que os trabalhadores autônomos possam contribuir para o INSS e ter acesso aos benefícios previdenciários.

Para realiza-lo basta ir no site Cadastro Nacional de Informações Sociais (cnisnet.inss.gov.br) e informar dados como nome completo, nome da mãe, data de nascimento e CPF. Você também poderá dirigir-se a uma Agência do INSS e solicitar que seja gerado seu NIT.

Caso você seja inscrito no Cadúnico poderá obter o número do NIT realizando uma consulta no site: https://cadunico.dataprev.gov.br/#/consultaSimples.

Preencha os campos nome completo, data de nascimento, nome da mãe e local de cadastro. Quando gerar o comprovante de cadastro observe que no detalhamento dos integrantes da família aparecerá o número do NIS, NIT ou PASEP. Anote este número e vamos para o segundo passo.

PASSO 2: Acesse o site do MeuINSS para emitir a GPS.

Acesse o site do MeuINSS, logo abaixo em serviços sem senha clique em Emitir Guia de Pagamento (GPS).

Você será redirecionado para o site da Receita Federal SALweb que também pode ser acessado pelo link: https://sal.rfb.gov.br/PortalSalInternet/faces/pages/calcContribuicoesCI/filiadosApos/selecionarOpcoesCalculoApos.xhtml

 

Escolha a categoria Contribuinte Individual, digite seu NIT,PIS ou PASEP e prencha o captcha com as letras sugeridas para comprovar que você não é robô. E clique em continuar.

PASSO 3: Preencha a Guia de Previdência Social (GPS).

Antes de preencher os dados da guia é importante você já ter decidido sobre qual valor deseja contribuir, pois esses dados influenciarão no valor que receberá na sua aposentadoria.

Se pretende receber uma aposentadoria maior que salário mínimo, se já recebeu mais de um salário, o ideal é realizar uma consulta com advogado previdenciarista que analisará seu caso e o auxiliará a tomar a melhor decisão.

Nesse momento você preencherá a competência e o salário de contribuição.

A competência refere-se ao mês, por exemplo, junho de 2023, você digitará 06/2023.

 O salário de contribuição é base de cálculo em que incidirá a alíquota. O valor mínimo é o salário mínimo que em 2023 é R$ 1.320,00 e o máximo é R$7.500,00.

 Em dados do pagamento você escolherá o código. O 1007 incidirá a alíquota de 20% sobre o salário de contribuição que você preencheu. Contribuindo nessa alíquota você poderá ter aposentadoria superior ao salário mínimo.

 Caso escolha contribuir na alíquota reduzida de 11%, código 1163, deverá preencher o valor do salário mínimo no campo salário de contribuição e escolher a opção código de pagamento 1163. Nesse tipo de contribuição você terá direito aposentadoria por idade e somente no valor do salário mínimo.

PASSO 4: Pague a Guia de Previdência Social (GPS).

Após o preenchimento de todos os campos clique em confirmar, o sistema calculará automaticamente o valor que você deverá pagar e gerará a GPS.

Agora é só realizar o pagamento!